4 motivos que podem bloquear o cadastro do Bolsa Família


Muitas beneficiárias têm o Bolsa Família bloqueado, mas não sabem o que o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) considerou para tomar essa decisão. Para ajudar a entender como funciona esse processo, vamos apresentar os 4 motivos principais que podem levar ao bloqueio o cadastro.

Mas antes de apresentarmos a lista, fica também uma recomendação: caso esteja com o nome bloqueado no programa, vá até uma unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) no seu município. Procure verificar a razão do bloqueio e busque orientações para desbloquear o cadastro.

E conforme prometemos, fique agora com a relação das causas que podem bloquear o Bolsa Família.

1. Cadastro desatualizado

Todas as famílias cadastradas no Bolsa Família devem atualizar as informações cadastrais a cada dois anos. Embora muitas pessoas não saibam, este procedimento é obrigatório. Se a beneficiária mantiver o cadastro desatualizado após o prazo, ele pode ser bloqueado a qualquer momento.

Para fazer a atualização, a Responsável Familiar deve ir à unidade do CRAS do município e informar qualquer mudança que ocorreu na família durante o os últimos dois anos. Isso inclui dados como alteração de endereço, aumento ou redução da renda dos familiares, novos membros na família, divórcio, nascimentos, falecimentos, entre outros.

O momento certo de atualizar o cadastro é informado no extrato de pagamento. Portanto, procure ficar sempre atenta aos avisos.

2. Informações erradas no cadastro

A segunda causa de bloqueio do Bolsa Família também tem relação com os dados cadastrais. Isso quer dizer que o cadastro pode ser bloqueado se as informações registradas no CadÚnico estiverem diferentes da situação real da família.

Seu filho mudou de escola? É necessário informar no cadastro. Algum membro da família conseguiu um emprego ou foi demitido? É necessário informar no cadastro. A renda da família ficou maior? É preciso informar no cadastro.

O mais importante para não bloquear, é manter o cadastro com informações sempre certas e atualizadas.

3. Muito tempo sem fazer o saque

Cada pagamento do Bolsa Família tem um período de 90 dias para ser sacado. Passando esse tempo, o valor não fica mais à disposição da família. Se a beneficiária perder os prazos e ficar por mais de 6 meses sem fazer o saque, o cadastro pode ser bloqueado.

Isso acontece porque o sistema do programa pode entender que a família não precisa mais do benefício, e automaticamente cancela a participação no programa.

4. Renda acima do valor declarado no cadastro

Diferenças entre a renda informada no cadastro e a renda real que a família recebe também pode provocar bloqueio. Na última triagem realizada pelo MDS, as famílias com renda mensal entre R$ 170 e R$ 440 por pessoa tiveram os benefícios do Bolsa Família bloqueados. Para ter direito a receber os pagamentos, não é permitido que a renda mensal por pessoa seja maior que R$ 170.


O que fazer se o seu cadastro do Bolsa Família for bloqueado?

Caso o seu cadastro tenha sido bloqueado, é possível reverter a situação dependendo do caso. Para tentar desbloquear o Bolsa Família, a beneficiária precisa realizar uma série de ações, conforme vamos mostrar a partir de agora:

1. Comparecer ao local de atendimento do Bolsa Família

O primeiro passo para tratar do desbloqueio do cadastro é ir à unidade de atendimento do Bolsa Família no município em que a família reside. Pode ser no CRAS ou em outro local determinado pela prefeitura. Caso não saiba o local correto, vá ao mesmo lugar em que realizou o cadastro ou peça informações na seção de assistência social da prefeitura.

2. Pedir informações sobre o bloqueio

A próxima etapa é conversar com o gestor do programa no município para entender por que o benefício foi bloqueado.

3. Apresentar o pedido de desbloqueio

Se for possível desbloquear, a Responsável Familiar deverá entregar um recurso explicando por que considera que o bloqueio foi injusto.

4. Levar os documentos da família

O recurso deve ser entregue junto com todos os documentos dos familiares: Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho e comprovante de residência. Se a família tiver crianças, também é preciso apresentar Certidão de Nascimento, Declaração Escolar e Cartão de Vacinação (para crianças até 6 anos).

Após ser entregue, o pedido é encaminhado para avaliação do MDS. O prazo para receber uma resposta é informado no momento da entrega. Se demorar muito tempo para você receber uma posição, retorne ao local em que fez o recurso.

Você acabou de conferir o post sobre os motivos de cancelamento do Bolsa Família. Se ele foi útil para você, compartilhe para que mais pessoas possam ter acesso às informações.

Fonte: MixVale

* Esse é não é o site oficial do Bolsa Família. A página não possui nenhum vínculo com o programa ou com o MDS

📂 Desbloquear Bolsa Família

16 Comentários

  1. AnimeBook 19 de abril de 2018
  2. maria jose da Silva 19 de abril de 2018
  3. luciana da silva 19 de abril de 2018
  4. Josélia 19 de abril de 2018
  5. gilcelia santos 19 de abril de 2018
    • geyse 20 de outubro de 2018
  6. Renilda 19 de abril de 2018
  7. Luciene de souza 25 de abril de 2018
  8. geyse 20 de outubro de 2018
  9. Anônimo 13 de dezembro de 2018
  10. Débora Carneiro Rocha 5 de março de 2019
  11. Anônimo 22 de abril de 2019
  12. Maria de Lourdes de Souza 25 de abril de 2019
  13. Suellen 14 de maio de 2019
  14. Antonia das dores lancuna leite 21 de junho de 2019
  15. Elizabeth Santos Do Bonfim Filha 2 de julho de 2019