Aprenda a fazer a consulta do Bolsa Família pela internet

Você sabia que consulta do Bolsa Família é livre e pode ser feita por qualquer cidadão brasileiro? Os dados de todas as famílias cadastradas no programa do governo estão disponíveis no Portal da Transparência e também no site do SIBEC (Sistema de Benefícios ao Cidadão), administrado pela Caixa Econômica Federal.

Através das informações exibidas nessas páginas, você pode consultar, por exemplo, quais membros receberam o benefício e qual foi o valor repassado para uma família específica. A pesquisa pode ser feita por Estado, por Município ou por família.

Se você deseja fazer uma pesquisa no Bolsa Família, a partir de agora nós vamos explicar o passo a passo para realizar essa operação pela internet. Veja como proceder.

Como consultar

consulta-bolsa-familia

O primeiro passo que você deve realizar é acessar o site do SIBEC. O endereço é o https://www.beneficiossociais.caixa.gov.br/consulta/beneficio/04.01.00-00_00.asp.

consulta-bolsa-familia-sibec

Após acessar a página, você deve escolher uma das três opções para a sua pesquisa.

consulta-bolsa-familia-opcoes

1. Consulta de benefícios do Bolsa Família por Estado (UF)

1. Selecione o estado e a folha de pagamento que você quer consultar (o sistema mantém as folhas dos últimos três meses) e em seguida clique em Consultar;

consulta-bolsa-familia-estado

2. A página vai mostrar o número de famílias beneficiárias no estado, bem como o montante total transferido pelo programa.

2. Consulta de benefícios do Bolsa Família por Município

1. Selecione o estado que você quer consultar, o município e a folha de pagamento e clique em “Consultar”;

consulta-bolsa-familia-municipio

2. A página vai mostrar o número total de famílias beneficiárias no Estado, bem como o montante total transferido;

3. Se você clicar em Download, é possível obter a relação dos Responsáveis Familiares e dos demais membros das famílias. A consulta também mostra se os repasses foram liberados ou não para essas famílias.

3. Consulta de benefícios do Bolsa Família por Família

1. Digite o NIS (Número de Identificação Social) do Responsável Familiar (o nome deverá aparecer automaticamente). Em seguida, clique em “Consultar”;

consulta-bolsa-familia-nis

2. O sistema vai mostrar uma tabela contendo o nome e data de nascimento do Responsável Familiar, assim como o município onde a família está cadastrada e também a condição do cadastro (se ele foi liberado ou não).

Como se cadastrar no Bolsa Família

Se você quer se cadastrar no Bolsa Família, vá até a central do programa na sua cidade e procure o gestor responsável. Você precisa apresentar seus documentos (RG, CPF e título de eleitor) e preencher um formulário para inscrever sua família no Cadastro Único. Também é necessário levar a documentação dos outros familiares. É através deste cadastro que o governo federal faz a análise e aprova a sua família como beneficiária do Bolsa Família.

Sobre o Bolsa Família

O Bolsa Família é um plano social de complemento de renda que tem o objetivo de auxiliar as famílias brasileiras a superar a condição de pobreza e de extrema pobreza. Além dos benefícios mensais, os cadastrados no programa têm acesso a direitos básicos nos campos de saúde, educação e assistência social.

Essas foram as informações para você aprender a fazer a consulta do Bolsa Família. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E se você tiver alguma dúvida, escreva sua pergunta na seção de comentários.

Aprenda a fazer a consulta do Bolsa Família pela internet
4.7 (94.44%) 18 votos

12 Comments

  1. Andrea Meneses de Araujo 6 de junho de 2016
  2. Gabriela Santana dos santos 10 de maio de 2017
  3. leticia dos santos lima lima 16 de maio de 2017
    • ODENIL DUTRA RODRIGUES FILHO 25 de maio de 2018
  4. Cicera paula Santos 27 de julho de 2017
  5. Aparecida Gomez 15 de agosto de 2017
  6. Everilda aparecida dos santos 31 de outubro de 2017
  7. Nathalia Rafaela de andrade 8 de novembro de 2017
  8. Andréa 17 de novembro de 2017
  9. Lilian Gabriela dos santos agemino 12 de dezembro de 2017

Leave a Reply