A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação de Valinhos (SP) está comunicando os moradores da cidade inscritos no Bolsa Família para enviar os documentos relacionados ao acompanhamento da Saúde. O prazo final é 26 de maio. A determinação vale para famílias que tenham gestantes, mães em período de amamentação ou crianças entre 0 e 6 anos. A ausência da documentação pode fazer com que as famílias tenham os benefícios bloqueados ou cancelados.
O secretário Marco Aurélio Padilha Junior explica o panorama. “Até o mês de maio, cerca de 20% das famílias beneficiárias e que precisam passar pelo acompanhamento obrigatório na área da Saúde, entregaram as documentações exigidas. Consideramos este percentual muito baixo e alertamos que as demais não deixem para a última hora ou percam o prazo, culminando no bloqueio ou cancelamento do benefício”, revela.
Ao todo, 1.344 famílias de Valinhos precisam realizar o acompanhamento de Saúde, que é obrigatório para receber os benefícios do Bolsa Família. De acordo com o secretário, mais de mil famílias ainda não cumpriram o procedimento. Ele ressalta a importância da entrega dos documentos. “Quanto maior número de famílias dentro dos parâmetros exigidos pelo Governo Federal, maior o repasse das verbas ao município para esta finalidade”.
Campanha para entregar os documentos
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação de Valinhos está enviando correspondências aos beneficiários para informar sobre o prazo de entrega dos documentos. Além disso, as crianças de até seis anos que estudam na rede municipal de ensino, estão recebendo cartas destinadas aos pais e responsáveis.
Documentos pendentes
As famílias beneficárias do Bolsa Família que tenham gestantes, mães amamentando ou crianças entre 0 e 6 anos devem levar os seguintes documentos à Casa do Adolescente:
Famílias com gestantes – RG e Cartão do Pré-Natal
Famílias com crianças entre 0 e 6 anos – Certidão de Nascimento, Carteira de Vacinação e os dados de peso e altura recentes da crianças, que podem ser medidos na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência.
A Casa do Adolescente fica na rua Itália, 267, Centro. O horário de atendimento é das 9h30 às 11h e das 14h30 às 16h30.
Acredito que o Programa Bolsa Família é uma ferramenta crucial para promoção da justiça social, e por isso, decidi criar este blog. Neste espaço, pretendo compartilhar informações sobre o programa, discutir seus impactos na vida das famílias beneficiárias e propor soluções para aprimorá-lo. O Programa Bolsa da Família é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com o governo federal. O objetivo da página é de informar e esclarecer as dúvidas dos leitores sobre o Bolsa Família.