Você tem dúvidas sobre o calendário do Bolsa Família? Então fique conosco até o final porque nesse texto vamos explicar como funciona a programação de pagamentos do programa de complemento de renda do governo brasileiro. O Bolsa Família conta atualmente com cerca de 14 milhões de famílias cadastradas. Para organizar o pagamento de todos os beneficiários, foi desenvolvido um método simples e prático para todos: o calendário do Bolsa Família.
Como consultar o calendário
Os benefícios são liberados sempre nos últimos 10 dias úteis do mês. Quem tem cartão com final 1 pode sacar o valor no primeiro dia; quem tem cartão com final 2 pode sacar no segundo dia, e assim por diante.
Para saber quando o seu pagamento será realizado, basta observar o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) impresso no seu cartão do Bolsa Família e identificar a data correspondente no calendário. Veja essa explicação passo-a-passo:
1. Verifique no cartão do Bolsa Família qual é o último número do seu NIS (Número de Identificação Social). Nesta imagem do cartão do Marcos Roberto que mostramos aqui abaixo, o último número é o 4. Os dígitos 0 e 1 que aparecem depois não são considerados.
2. Agora você confere as datas de pagamento no calendário e verifica qual é o dia correspondente ao NIS final 4.
3. Seguindo o exemplo do cartão do Marcos Roberto, os pagamentos para o NIS final 4 serão liberados nas seguintes datas.
- Janeiro – dia 21
- Fevereiro – dia 19
- Março – dia 22
- Abril – dia 20
- Maio – dia 20
- Junho – dia 22
- Julho – dia 21
- Agosto – dia 23
- Setembro – dia 22
- Outubro – dia 21
- Novembro – dia 22
- Dezembro – dia 15
Vale lembrar que você tem até 90 dias para sacar o benefício. Não será possível recebero pagamento se você perder o prazo.
Onde sacar o benefício
Você pode sacar o benefício utilizando o seu cartão do Bolsa Família em agências da Caixa Econômica Federal, em casas lotéricas, nos caixas automáticos e também nas unidades do Caixa Aqui. Caso ainda não tenha recebido o seu cartão do Bolsa Família, você também pode utilizar o Cartão Cidadão. O número do Cartão Cidadão é o mesmo do NIS, então basta seguir as indicações do calendário para saber quando você poderá fazer o saque.
Se você não tiver nenhum dos dois cartões, você também pode sacar o benefício usando os seguintes documentos:
- Carteira de identidade
- Carteira Nacional de Habilitação com foto
- Certidão de nascimento
- Certidão de casamento
- Carteira de trabalho
- Carteira do registro em órgão de classe
- Guia de pagamento (pode ser emitida em qualquer agência da Caixa)
Essas foram as informações sobre o calendário do Bolsa Família. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E se você tiver alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.
Acredito que o Programa Bolsa Família é uma ferramenta crucial para promoção da justiça social, e por isso, decidi criar este blog. Neste espaço, pretendo compartilhar informações sobre o programa, discutir seus impactos na vida das famílias beneficiárias e propor soluções para aprimorá-lo. O Programa Bolsa da Família é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com o governo federal. O objetivo da página é de informar e esclarecer as dúvidas dos leitores sobre o Bolsa Família.