Como desbloquear Bolsa Família por bloqueio de averiguação

Está com o cartão Bolsa Família bloqueado? Então é necessário saber como reverter isso o quanto antes, não é mesmo? Afinal, sem o cartão não é possível fazer o saque do benefício oferecido todo o mês para as famílias que possuem baixa renda.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, se não forem cumpridas todas as regras previstas pelo Governo Federal para receber o Bolsa Família, é comum sim que aconteça o bloqueio do programa.

Dessa forma, as famílias acabam tendo vários problemas para voltar a receber o benefício. Para acabar de uma vez por todas com essa dor de cabeça, acompanhe neste conteúdo o que fazer com o Bolsa Família bloqueado.

Além disso, também encontre algumas dicas importantes do que fazer para evitar que esse problema aconteça novamente.

Apenas não se esqueça de que o Bolsa Família é um programa muito importante e que realmente ajuda muitas pessoas todos os meses, por isso que ficar sem ele por conta de não ter cumprido alguma das regras acaba sendo bastante ruim para essas famílias.

Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.


Por que o Bolsa Família pode ser bloqueado?

Na maioria das vezes, a família só perceber que o Bolsa Família está bloqueado quando vai até uma agência da Caixa Econômica Federal para fazer o saque do benefício.

E, dessa forma, não consegue entender ao certo o que está acontecendo. No entanto, há diversos motivos que podem fazer com que o benefício seja bloqueado, infelizmente.

De qualquer forma, os mais comuns entre eles são: verificação dos dados junto ao SISVAN do Bolsa Família, averiguação da renda per capita e verificação dos dados do estudante.

Sendo assim, caso uma determinada família, por exemplo, receba um aviso falando sobre a necessidade de fazer o recadastramento do benefício, é importante fazer isso o quanto antes para que ele não seja bloqueado.

Para quem não sabe, esse aviso de recadastramento, ou seja, de atualização dos dados fica impresso no comprovante do saque, por isso é importante sempre observá-lo atentamente.

Pode-se dizer, portanto, que o Bolsa Família bloqueado acontece para que o Governo consiga averiguar se a família realmente precisa continuar recebendo o benefício. Ou seja, é o tão conhecido bloqueio de averiguação.

Como desbloquear Bolsa Família por bloqueio de averiguação


Passo a passo para desbloquear o Bolsa Família

Mas, então, como fazer o desbloqueio do Bolsa Família? Se isso aconteceu com você, não precisa se desesperar. Isso porque, como já mencionado antes, é muito comum que o bloqueio tenha acontecido para a confirmação de alguns dados importantes.

Sendo assim, se a sua família realmente fez tudo certo não há com o que se preocupar.

Veja logo abaixo um passo a passo completo do que fazer no caso do Bolsa Família bloqueado:

  1. Vá até o lugar responsável pelo Bolsa Família na sua cidade (com certeza você já deve saber pois é o mesmo local que solicitou o benefício);
  2. Veja corretamente o motivo pelo qual o Bolsa Família foi bloqueado;
  3. Caso o bloqueio tenha sido feito por conta de erros nos dados e nas informações que foram repassados ao sistema, você precisará apresentar um recurso ao gestor municipal (isso também é válido para outros casos em que o descumprimento seja justificável);
  4. No documento do recurso, é preciso identificar o erro ou colocar o motivo do descumprimento e, além disso, solicitar a regularização do benefício;
  5. Pronto, feito isso é só aguardar.

Se o seu caso for um pouco mais complexo, é necessário seguir todas as orientações que serão dadas para tentar fazer o desbloqueio, certo?

Preste bastante atenção para evitar problemas ainda maiores.


Outros motivos para o Bolsa Família ser bloqueado

Como já citado antes, um dos casos mais comuns para que o Bolsa Família seja bloqueado é a averiguação dos dados. Sendo assim, se for isso que realmente aconteceu com a sua família não é motivo para grandes preocupações.

Afinal de contas, o processo de desbloqueio é bastante simples como foi observado no passo a passo acima.

No entanto, outros casos que fazem com que o Bolsa Família seja bloqueado são: mudança de endereço não comunicada e suspeita de incompatibilidade de renda familiar.

Nunca se esqueça de que qualquer mudança na renda da sua família ou nos dados que foram passados na hora de se cadastrar no programa precisam ser comunicados para evitar problemas mais sérios como esse.


É possível receber os pagamentos atrasados do Bolsa Família?

Essa com certeza é uma das maiores dúvidas das pessoas que estão com o Bolsa Família bloqueado. Então sim, é possível receber os valores atrasados.

Felizmente, aquelas famílias que tiveram o benefício bloqueado por algum motivo, mas que conseguiram o desbloqueio, têm o direito de fazer o saque dos valores que acabaram sendo atrasados.

Entretanto, é válido ressaltar que esse valor atrasado fica disponível para saque apenas durante 90 dias, certo?

Caso passe dessa data, o valor será perdido, por isso é importante ficar atento. Tudo depende do calendário do Bolsa Família, portanto não perca mais tempo e vá agora mesmo solucionar o problema com o seu benefício.

Outra questão muito importante é que caso seja averiguado que há algum fraude no cadastro de alguma família, a mesma é obrigada a fazer a devolução de todo o valor que foi recebido por meio do programa.


O que fazer para não bloquear o Bolsa Família?

Com certeza você já deve ter percebido que evitar ao máximo de bloquear o Bolsa Família realmente ajuda e muito, não é mesmo?

Sendo assim, para prevenir esse problema basta conferir se todos os dados fornecidos na hora do cadastro estão corretos e também não se esquecer de fazer a atualização necessária a cada dois anos.


Siga as orientações para não ter o Bolsa Família bloqueado

Portanto, ter o Bolsa Família bloqueado, infelizmente, não é algo difícil de acontecer. É por isso que estar sempre atento e comunicar sempre que houver alguma mudança é realmente muito importante.

Não se esqueça também de fazer a atualização dos dados na frequência que o Governo solicitar, certo?

E, mesmo se o bloqueio vier a acontecer, basta seguir os procedimentos indicados no passo a passo o quanto antes.

 

Gostou das informações? Deixe a sua avaliação!

Deixe um comentário