Como fazer cadastro no Programa Progredir

Entenda como funcionam as regras e veja o que é necessário para fazer o cadastro no Programa Progredir


O meio mais eficiente para que a população mais vulnerável melhore a sua condição é a independência profissional, combinada om a qualificação necessária.

Para que as pessoas assistidas pelo Bolsa Família tenham esse tipo de oportunidade, foi desenvolvido o Programa Progredir, que uma boa parte dos brasileiros ainda não conhece.

Descubra como fazer cadastro no Programa Progredir e todos os detalhes sobre seu funcionamento.

Como fazer cadastro no Programa Progredir


Por que é importante fazer cadastro no Programa Progredir?

O cadastro no Programa Progredir visa conceder aos cidadãos mais vulneráveis a possibilidade de começar uma carreira profissional sólida.

Para isso, o programa tem três tipos de atendimento: para estudar e se qualificar, para quem já possui qualificação e está procurando por emprego e para quem deseja empreender.

Esse programa é complementar ao Bolsa Família, e vale explicar que este último não tem como intuito pagar assistência em dinheiro para a população por longos anos.

De fato, o Ministério do Desenvolvimento Social utiliza o Bolsa Família como meio para que as pessoas ajudadas possam reestruturar a sua vida, o que, seguramente, envolve desenvolvimento profissional.


Quem tem direito a fazer cadastro no Programa Progredir

O cadastro no Programa Progredir é permitido a todas as pessoas que recebem Bolsa Família, o que significa que elas estão inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais.

Depois da aprovação do pedido de Bolsa Família por parte do Ministério do Desenvolvimento Social, deve-se respeitar o que segue:

  • Submeter as crianças de até 7 anos à pesagem do SUS todo semestre;
  • Comunicar ao governo federal quando a quantidade de membros da família mudar;
  • Manter as crianças e jovens com a carteira de vacinação atualizada;
  • Comunicar ao governo federal quando o salário per capita mudar;
  • As grávidas devem fazer o pré-natal no SUS;
  • Comunicar ao governo federal todas as mudanças e endereço;
  • Crianças e jovens precisam ter alta frequência na escola

Como fazer cadastro no Bolsa Família

Para ter direito ao Programa Progredir, será necessário fazer o pedido de Bolsa Família no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

O processo consiste em um dos membros da família juntar a documentação de todos os que moram juntos e leva-la até o CRAS, sendo necessário:

  • CPF;
  • Carteira de trabalho dos que estão empregados;
  • Comprovante de endereço atualizado;
  • Título de eleitor;
  • Documento oficial de identidade com foto;
  • Comprovante de frequência dos menores na escola;
  • Comprovante de renda atualizado;
  • Certidão de casamento ou de nascimento.

Como fazer cadastro no Programa Progredir

Para realizar o cadastro no Programa Progredir é necessário que a pessoa que recebe o Bolsa Família faça o seguinte:

  • Acesse o site do Ministério do Desenvolvimento Social aqui;
  • Clique no botão “Cadastro”;
  • Selecione o Estado e insira o número de CPF;
  • Clique em “Prosseguir” e siga as orientações.

Cabe salientar que a inscrição no Programa Progredir não é feita presencialmente no CRAS: ela só pode ser efetuada no site do Ministério do Desenvolvimento Social.

Na eventualidade de o beneficiário ter problemas em se inscrever, ele poderá se dirigir ao CRAS para pedir informações.


Benefícios do Programa Progredir

Por meio do cadastro no Programa Progredir, a pessoa poderá fazer cursos de qualificação em três áreas diferentes: educação financeira e empreendedorismo, inclusão digital e também qualificação.

Para o beneficiário que está em busca de trabalho, será possível monitorar vagas no ramo desejado, cadastrar currículo e, se desejar, fazer algum dos cursos de qualificação.

Já para o beneficiário do Bolsa Família que tem o sonho de ser empreendedor ou mesmo que já abriu um negócio, o Ministério do Desenvolvimento Social oferece microcrédito produtivo orientado e cursos para que esse beneficiário tenha condições de atualizar o seu negócio.

Importante salientar que, apesar de cada família ter um titular do Bolsa Família, todas as pessoas poderão se beneficiar do Programa Progredir.

Por exemplo: a avó foi a solicitante do Bolsa Família, mas os netos que residem com ela podem fazer os cursos de qualificação profissional. Afinal, eles também vivem com a renda do programa social.

A respeito da assistência para quem quer empreender, o Programa Progredir até mesmo orienta as pessoas que ainda não estão registradas como microempreendedoras individuais ou MEI.

Como fazer cadastro no Programa Progredir


O cadastro no Programa Progredir pode ser suspenso?

O cadastro no Programa Progredir pode ser cancelado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, mas é preciso que as pessoas assistidas não se enquadrem mais nos parâmetros do Bolsa Família.

Por exemplo: se a família passa a ter mais de R$ 178,00 como renda per capita por mês, ela é excluída do Bolsa Família e também do Programa Progredir.

Dessa forma, quem estava realizando algum curso naquele momento tem de interrompê-lo.

Também são excluídos do Bolsa Família e do Programa Progredir os cidadãos que não vacinam os menores de idade devidamente ou desobedecem a quaisquer outras obrigações listadas.

Como fazer cadastro no Programa Progredir
5 (100%) 1 voto[s]

Deixe um comentário