As famílias aprovadas no Bolsa Família recebem um cartão magnético que é utilizado para receber os pagamentos mensais e também para consultar a movimentação de saques e saldos. O cartão do Bolsa Família vem com o nome do Responsável Familiar (RF) e com o número do NIS (Número de Identificação Social). Ele é enviado para a casa da família entre 30 e 45 dias após a ativação do cadastro. Veja quando você receberá o seu cartão e que fazer para desbloqueá-lo.

Como receber o cartão do Bolsa Família

cartao-bolsa-familia-brasil

  • Entrega pelos Correios – a entrega via postal é realizada em cidades de médio e grande porte. São realizadas três tentativas. Caso o carteiro não encontre ninguém em casa após a terceira oportunidade, o cartão é encaminhado para a agência da Caixa mais próxima da residência.
  • Entrega posta-restante – esse tipo de entrega é realizado em cidades pequenas que não possuem uma unidade dos Correios. Para retirar o cartão, é preciso ir ao município mais próximo que tenha uma agência. Mas o cartão do Bolsa Família só fica nos Correios por 20 dias. Depois disso, ele é encaminhado para uma agência bancária da Caixa.

O que vem junto com o Cartão do Bolsa Família?

Além do cartão do Bolsa Família, a correspondência enviada pelos Correios vem com um termo de responsabilidade, um panfleto informando as condições do Bolsa Família e os contatos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Se você não receber qualquer um desses itens, entre em contato com a Caixa pelo número 0800 726 0207. Vale lembrar que a senha não é enviada junto com o cartão.

Como ativar o cartão do Bolsa Família

Para ativar o cartão do Bolsa Família, só é preciso ir a uma unidade da Caixa e cadastrar uma senha individual. Depois disso você estará autorizado a receber os pagamentos em casas lotéricas, nos caixas automáticos da Caixa e diretamente nas agências da Caixa Econômica Federal.

Como receber o pagamento sem o Cartão do Bolsa Família

O dia do pagamento chegou e o seu cartão do Bolsa Família não chegou? Não se preocupe. É possível sacar o benefício nas agências da Caixa apresentando um desses documentos:

  • RG;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto;
  • Certidão de nascimento;
  • Certidão de casamento;
  • Carteira de trabalho;
  • Carteira do registro em órgão de classe
  • Guia de pagamento (pode ser emitida em qualquer agência da Caixa).

Você tem alguma dúvida sobre o cartão do Bolsa Família? Escreva a sua pergunta na seção de comentários.