Décimo terceiro do Bolsa Família

Um dos principais pedidos dos beneficiários do Bolsa Família está prestes a ser confirmado pelo governo: estamos falando sobre o décimo-terceiro do Bolsa Família.

Se tudo acontecer como o esperado, o pagamento adicional deve ser anunciado em abril de 2019 pelo presidente Jair Bolsonaro.

O 13º do Bolsa Família foi uma promessa de campanha de Bolsonaro, e já vinha sido preparado pelo ministro da Cidadania, Osmar Terra.

“Está tudo certo, estamos negociando com o ministro Paulo Guedes [Economia]. Uma parte [dos recursos] virá do Orçamento [Geral da União], que será revisto, e a outra parte, menor, virá do pente-fino [no programa] que a gente quer aprofundar”, afirmou Terra em entrevista à Agência Brasil, em março.

Já Bolsonaro voltou a falar sobre o tema no dia 5 de abril. Em transmissão ao vivo por uma rede social, o presidente confirmou o pagamento do benefício.

“Vou adiantar um item aqui que é o décimo-terceiro do Bolsa Família. Lá atrás o PT negou no Senado o projeto que tratava desse assunto, então nós resolvemos aqui pelo Executivo, e o décimo-terceiro do Bolsa Família será anunciado na semana, para atingir diretamente os mais necessitados”, revelou.

Endossando o que havia sido revelado pelo ministro Osmar Terra, o presidente mencionou que os recursos estimados em R$ 2,5 bilhões para pagar o décimo-terceiro sairão do combate às fraudes do próprio Bolsa Família.

“De onde virá o recurso? Do combate à fraude. Porque existe muita fraude, então continua esse trabalho cansativo porque tem que pegar um a um, fazer cruzamento, mas está dando resultado e o décimo-terceiro está garantido para o pessoal do Bolsa Família no final do ano”, esclareceu.

Agora as famílias beneficiárias do programa de complemento de renda do governo vivem a expectativa para saber como será feito o pagamento e qual será o valor do benefício.

Décimo terceiro Bolsa Família Pernambuco

Junto à divulgação do décimo-terceiro do Bolsa Família feita pelo presidente Jair Bolsonaro, o governo de Pernambuco também anunciou o pagamento do 13º para os beneficiários do programa.

O lançamento do “13º do Bolsa Família de Pernambuco” foi feito no dia 4 de abril pelo governador Paulo Câmara. Uma parcela adicional será paga a 1.170.000 famílias pernambucanas que são atendidas pelo Bolsa Família.

Valor do décimo-terceiro Bolsa Família Pernambuco

O valor do benefício extra será correspondente ao que a família recebe mensalmente do governo federal, sendo que a quantia máxima será de 150 reais.

Por exemplo: se a beneficiária já recebe pelo menos 150 reais do Bolsa Família, o décimo-terceiro de Pernambuco será de 150 reais.

Por outro lado, se a família tem um pagamento abaixo de 150 reais, o décimo-terceiro será igual ao valor que ela recebe todos os meses.

Nota Fiscal Eletrônica para o 13º do Bolsa Família Pernambuco

decimo terceiro bolsa familia

Mas o governo pernambucano também abriu uma possibilidade para que todos possam ter acesso ao pagamento máximo de 150 reais.

Para isso, a família deve cadastrar o CPF na Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-E) ao comprar produtos para higiene pessoal, gás de cozinha, roupas, calçados, material de limpeza e remédios.

Ao comprar produtos básicos com o CPF cadastrado, os beneficiários podem receber de volta 5% de todo o valor gasto no período de um ano.

Sileno Guedes, secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco, explicou como vai funcionar a restituição. “Quem recebe abaixo de R$ 150 deve procurar colocar o seu CPF e de membros de seu núcleo familiar na Nota Fiscal Eletrônica porque, ao final de um ano, quando for apurado o período de se pagar a 13ª parcela, será restituído o valor de 5% daquele valor total”, concluiu.

Na prática, se a pessoa gastar 800 reais em um ano, ela poderá ter o retorno de 40 reais. Se gastar 900 reais, terá de volta 45 reais. Caso gaste 1.000 reais em um ano, poderá ter 50 reais de volta. Esse valor será adicionado à quantia do décimo-terceiro.

Se por acaso uma família receberia 89 reais de décimo-terceiro e gastou 800 reais com o CPF cadastrado na Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica, ela terá direito a receber mais 40 reais pela NFC-E, totalizando 129 reais de 13º.

Décimo terceiro Bolsa Família Paraíba

Outro estado que possui um calendário de décimo-terceiro do Bolsa Família independente do governo federal é a Paraíba.

O pagamento chamado de “Abono Natalino” é feito desde 2012 para 506 mil famílias nos 223 municípios paraibanos.

Os beneficiários em situação regular no programa têm direito a receber uma parcela extra, que é paga sempre no mês de dezembro seguindo as datas do calendário Bolsa Família.

Décimo terceiro do Bolsa Família
4.2 (84%) 10 voto[s]

14 Comentários

  1. FRANCISCO SOARES LIMA 24 de novembro de 2016
    • Programa Bolsa da Família 28 de dezembro de 2016
  2. Patricia 24 de novembro de 2016
    • Programa Bolsa da Família 28 de dezembro de 2016
  3. jefferson santana dos santos 24 de novembro de 2016
    • Programa Bolsa da Família 25 de novembro de 2016
  4. Daniele Vieira 30 de novembro de 2016
  5. veridianelaurentinodesouza 30 de novembro de 2016
    • Programa Bolsa da Família 28 de dezembro de 2016
  6. Patrícia 6 de dezembro de 2016
    • Programa Bolsa da Família 29 de dezembro de 2016
  7. Alane Amorim dos santos 2 de março de 2017
  8. Joelma Vieira obatista 23 de novembro de 2017
  9. claudia domingos reis 26 de dezembro de 2017

Deixe um comentário