Categoria: Desbloquear Bolsa Família

Como desbloquear Bolsa Família por bloqueio de averiguação

Está com o cartão Bolsa Família bloqueado? Então é necessário saber como reverter isso o quanto antes, não é mesmo? Afinal, sem o cartão não é possível fazer o saque do benefício oferecido todo o mês para as famílias que possuem baixa renda.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, se não forem cumpridas todas as regras previstas pelo Governo Federal para receber o Bolsa Família, é comum sim que aconteça o bloqueio do programa.

Dessa forma, as famílias acabam tendo vários problemas para voltar a receber o benefício. Para acabar de uma vez por todas com essa dor de cabeça, acompanhe neste conteúdo o que fazer com o Bolsa Família bloqueado.

Além disso, também encontre algumas dicas importantes do que fazer para evitar que esse problema aconteça novamente.

Apenas não se esqueça de que o Bolsa Família é um programa muito importante e que realmente ajuda muitas pessoas todos os meses, por isso que ficar sem ele por conta de não ter cumprido alguma das regras acaba sendo bastante ruim para essas famílias.

Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.


Por que o Bolsa Família pode ser bloqueado?

Na maioria das vezes, a família só perceber que o Bolsa Família está bloqueado quando vai até uma agência da Caixa Econômica Federal para fazer o saque do benefício.

E, dessa forma, não consegue entender ao certo o que está acontecendo. No entanto, há diversos motivos que podem fazer com que o benefício seja bloqueado, infelizmente.

De qualquer forma, os mais comuns entre eles são: verificação dos dados junto ao SISVAN do Bolsa Família, averiguação da renda per capita e verificação dos dados do estudante.… Clique aqui para ler o post completo

Como desbloquear Bolsa Família por frequência escolar

Confira as informações importantes deste texto e saiba o que é preciso para desbloquear bolsa familia por frequência escolar

O Bolsa Família é recebido por milhões de brasileiros devido a sua condição financeira baixa.

Não havendo tempo-limite de benefício, as pessoas podem usar essa assistência do governo federal indefinidamente, mas existem bloqueios também e uma das razões para eles é a frequência escolar insuficiente.

Entenda agora quando o Bolsa Família corre risco de ser bloqueado e o que fazer para tê-lo ativado.


Como funciona o Bolsa Família

O Bolsa Família começou a funcionar no país em 2003, quando o Ministério do Desenvolvimento Social começou a pagar determinadas quantias em dinheiro para as famílias em condição de extrema pobreza ou pobreza.

Ao longo dos anos, os critérios para ingressar no programa social e os valores dos seus benefícios foram modificados para atender melhor aos brasileiros que necessitam.

Mesmo havendo bastantes pessoas que recebem essa ajuda há anos, também há aqueles que saíram do Bolsa Família porque conseguiram se estabilizar economicamente.

Na realidade, esse é o foco desse programa social: que as famílias tenham respaldo financeiro enquanto buscam oportunidades melhores.

Como desbloquear Bolsa Família por frequência escolar


Como fazer cadastro no Bolsa Família

Primeiramente, é obrigatório comprovar que a renda per capita não ultrapassa R$ 178,00.

Com a família tendo a certeza desse valor e dispondo de comprovante de renda atualizado, um dos responsáveis pode ir ao Centro de referência em Assistência Social (CRAS).

Em certas cidades não existe esse órgão e o pedido é administrado pela prefeitura.

Os documentos para pedir o Bolsa Família são simples:

  • CPF;
  • Comprovante de renda;
  • Documento de identidade;
  • Atestado de frequência escolar (se a família tiver crianças ou jovens matriculados na educação básica);
  • Certidão de casamento, nascimento ou de óbito do cônjuge;
  • Carteira de trabalho (não somente de quem faz a solicitação de Bolsa Família, mas de todos da casa que trabalham);
  • Comprovante de endereço;
  • Título de eleitor.
Clique aqui para ler o post completo

4 motivos que podem bloquear o cadastro do Bolsa Família

Muitas beneficiárias têm o Bolsa Família bloqueado, mas não sabem o que o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) considerou para tomar essa decisão. Para ajudar a entender como funciona esse processo, vamos apresentar os 4 motivos principais que podem levar ao bloqueio o cadastro.

Mas antes de apresentarmos a lista, fica também uma recomendação: caso esteja com o nome bloqueado no programa, vá até uma unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) no seu município. Procure verificar a razão do bloqueio e busque orientações para desbloquear o cadastro.

E conforme prometemos, fique agora com a relação das causas que podem bloquear o Bolsa Família.

1. Cadastro desatualizado

Todas as famílias cadastradas no Bolsa Família devem atualizar as informações cadastrais a cada dois anos. Embora muitas pessoas não saibam, este procedimento é obrigatório. Se a beneficiária mantiver o cadastro desatualizado após o prazo, ele pode ser bloqueado a qualquer momento.

Para fazer a atualização, a Responsável Familiar deve ir à unidade do CRAS do município e informar qualquer mudança que ocorreu na família durante o os últimos dois anos. Isso inclui dados como alteração de endereço, aumento ou redução da renda dos familiares, novos membros na família, divórcio, nascimentos, falecimentos, entre outros.

O momento certo de atualizar o cadastro é informado no extrato de pagamento. Portanto, procure ficar sempre atenta aos avisos.

2. Informações erradas no cadastro

A segunda causa de bloqueio do Bolsa Família também tem relação com os dados cadastrais. Isso quer dizer que o cadastro pode ser bloqueado se as informações registradas no CadÚnico estiverem diferentes da situação real da família.… Clique aqui para ler o post completo

Por que o meu Bolsa Família foi bloqueado?

Você teve o Bolsa Família bloqueado e não sabe por quê? Então acompanhe este texto até o final, pois vamos explicar com detalhes 12 motivos que podem levar ao bloqueio do benefício. Além disso, você também vai descobrir o que precisa fazer para desbloquear os pagamentos e voltar a receber as parcelas a que tem direito.

10 motivos para bloquear o benefício

Nos últimos meses, milhares de pessoas cadastradas no Bolsa Família tiverem os benefícios bloqueados ou cancelados. A partir de agora, você vai poder conferir as principais razões para o pagamento deixar de ser feito.

bolsa-familia-bloqueado

1. Quando a família não faz a atualização cadastral

Essa é uma das principais razões que levam ao bloqueio dos benefícios. Todos os anos os beneficiários devem fazer a atualização cadastral solicitada pelo município. Se você ficar até três anos sem atualizar, o seu cadastro pode ser bloqueado a qualquer momento.

2. Quando a família tem mais renda do que o necessário para se manter no programa

Milhares de famílias cadastradas no Bolsa Família conseguem melhorar a condição de vida ao longo dos anos, inclusive com os membros conquistando novos empregos. Em alguns casos, a renda desse trabalhador ultrapassa o limite estabelecido pelo programa, que é de R$ 154 por pessoa. Quando isso acontece, o benefício deixa de ser pago porque a família ficou fora do perfil indicado para receber os pagamentos.

3. Quando a família não informa uma mudança de endereço

Este motivo também está relacionado à atualização cadastral. Se a família mudar de endereço, é necessário comparecer ao CRAS para informar a alteração.… Clique aqui para ler o post completo

Como desbloquear os pagamentos do Bolsa Família

Nas últimas semanas, temos recebido diversas mensagens de pessoas relatando que tiveram o benefício do Bolsa Família bloqueado. Isso pode ter acontecido pelos motivos a seguir:

  • Se a família não fez a atualização do cadastro solicitada pelo município.
  • Se o gestor do Bolsa Família no município identificou alguma irregularidade e precisa fazer uma investigação no perfil da família.
  • Se a família não é localizada no endereço informado no Cadastro Único.

O que fazer para não bloquear

Para não ter os pagamentos bloqueados, você deve manter o cadastro atualizado com as informações corretas. É muito importante fazer o recadastramento da sua família sempre que o município pedir. Isso acontece a cada dois anos.

Além disso, você deve informar ao gestor do Bolsa Família da sua cidade qualquer alteração no que se refere a nascimento, óbito, casamento, divórcio emprego novo ou alteração de escola dos filhos.

Como desbloquear

1. Compareça ao local de atendimento

Para iniciar o processo de desbloqueio, o Responsável Familiar (RF) deve se dirigir ao local de atendimento do Bolsa Família na região. Pode ser no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), ou na prefeitura do município. Se você não souber onde ir, compareça ao mesmo local onde você fez o cadastro da sua família.

2. Apresente o recurso

Você deve falar com o gestor do Bolsa Família para saber por que os pagamentos foram bloqueados. Se achar que o bloqueio não foi justo, então você pode apresentar um recurso pedindo para desbloquear os benefícios. Neste recurso, você escreve por que considerou o bloqueio injusto e solicita o desbloqueio dos pagamentos.… Clique aqui para ler o post completo