O Bolsa Família é um plano social voltado a auxiliar brasileiros em situação de pobreza e de extrema pobreza. Além de disponibilizar um complemento de renda mensal para os beneficiários, o programa também provê acesso a direitos básicos nas áreas de saúde, educação e assistência social.
Notícias
Para você ficar sempre atualizado sobre o que acontece no programa, todos os dias nós apresentamos as notícias do Bolsa Família. Nesta terça-feira 26 de janeiro, trazemos novidades sobre o fornecimento de um repelente para as gestantes se protegerem do zika vírus, risco de corte de cadastros em Mato Grosso e o envio de um cartão para uma pessoa que não recebe os benefícios. Confira.
Notícia 1
Governo vai distribuir repelentes a grávidas do Bolsa Família
Após reunião realizada nesta segunda-feira (25) com a presidente Dilma Rousseff, o ministro da Saúde, Marcelo Castro, informou que o governo distribuirá repelentes para as grávidas cadastradas no Bolsa Família se protegerem do mosquito Aedes egypti, que transmite o zika vírus. A medida faz parte dos esforços para combater o vírus, responsável por mais de 3 mil casos de microcefalia no país.
“Vamos distribuir os repelentes. Na quarta, teremos encontro aqui no [Palácio do] Planalto com fabricantes de repelentes para ver a quantidade que eles podem fornecer. Vamos adquirir e distribuir para as pessoas que sejam gestantes e que estejam no Bolsa Familia. Às outras pessoas, recomendamos que usem os repelentes aprovados pela Anvisa”, afirmou Castro.
Notícia 2
Mulher recebe Cartão do Bolsa Família mesmo sem ter cadastro
Débora da Silva Kunzlier, 20 anos, técnica de informática da cidade de Formosa (GO), recebeu um cartão do Bolsa Família mesmo sem ter feito cadastro no programa. Ela foi surpreendida pela correspondência, pois não tem filhos e possui renda familiar superior a R$ 4 mil. A jovem lembra que precisou ativar apenas o número do NIS (Número de Identificação Social), e fez o Cadastro Único para participar do programa Bolsa Futuro.
“Acho que foi alguma falha, foi só para pegar o número do meu NIS, não tenho filhos e moro com meus pais. A assistente social, na época, perguntou se eu queria participar do Bolsa Família e eu falei que não, até assinei um documento dizendo que não queria”, afirmou.
Resposta do Ministério
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), responsável pelo programa, o Cadastro Único dá acesso aos diversos programas sociais do governo, e não apenas ao Bolsa Família. Kênia Vieira, coordenadora do programa na cidade, informou que Débora foi identificada como beneficiária, com o cadastro realizado em 29 de setembro de 2014.
Kênia afirmou que os benefícios concedidos à Débora foram bloqueados e passarão por uma fiscalização. Além disso, todos os cadastros de Formosa passarão por uma análise para evitar casos como o da técnica de informática.
Notícia 3
Mais de 1.000 famílias de Cuiabá podem perder o Bolsa Família
1.144 famílias de Cuiabá estão correndo o risco de perder o Bolsa Família. Isso acontece porque os responsáveis deixaram de retirar o cartão ou não receberam no endereço informado no Cadastro Único. Segundo Regiane Assis, coordenadora do programa em Cuiabá, muitas famílias não sabem que foram aprovadas ou mudam de endereço e não atualizam o Cadastro Único.
“Muitas pessoas mudam de endereço e, como a Caixa faz três tentativas de entregar esse cartão e não localiza a família, esse cartão volta para Caixa Econômica e o benefício fica retido por seis meses. Caso as pessoas não saquem o dinheiro em período de seis meses, ele volta para o governo federal para gerar nossos beneficiários”, revelou.
Os cartões estão à disposição nas agências da Caixa Econômica Federal. Para saber quem pode receber, o a sede do Bolsa Família na cidade, localizada na Casa dos Conselhos, mantém uma lista com os nomes aprovados.
Para obter mais informações, é preciso entrar em contato pelos números 3312-3032/3312-3031 ou comparecer na sede do programa em Cuiabá. O endereço é avenida Dom Aquino, 184.
Essas foram as notícias do Bolsa Família de hoje. Se as informações foram úteis para você, clique no botão “Curtir” ou compartilhe com seus amigos no Facebook. Caso tenha alguma dúvida, escreva sua pergunta na seção de comentários.
Acredito que o Programa Bolsa Família é uma ferramenta crucial para promoção da justiça social, e por isso, decidi criar este blog. Neste espaço, pretendo compartilhar informações sobre o programa, discutir seus impactos na vida das famílias beneficiárias e propor soluções para aprimorá-lo. O Programa Bolsa da Família é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com o governo federal. O objetivo da página é de informar e esclarecer as dúvidas dos leitores sobre o Bolsa Família.
Eu estou gestante de gemios eu com quatro meses eu já recebo o bolsa familia como eu Fasso pra cadastro os gemios se eu só tenho a ultrassom
Zenilda, você precisa ir a ao atendimento do Bolsa Família na sua cidade.
Eu já fiz o cartão do bolsa família e eu presciso de atualizar
Evelyn, para atualizar seu cadastro você precisa ir ao CRAS da sua cidade.
Estou gestante e recebo o beneficio do bolsa família fui no atendimento para poder m cadastrar no bolsa gestante e fui informada que eu eles não poderia realizar meu cadastro que eu teria que ser encaminhada pelo posto de saúde.isso procede?
O que precisa levar pra pegar o repelente ?