O Bolsa Família vai acabar com a saída de Dilma?

Por 55 votos a 22, o Senado Federal aceitou na manhã desta quinta-feira (12) o pedido de abertura do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT). A partir de agora, Dilma ficará afastada do poder por 180 dias e o vice Michel Temer (PMDB) assume o comando do país. Neste período, o Senado vai realizar o julgamento da presidente para decidir se houve ou não houve crime de responsabilidade.

Se for considerada inocente, ela retorna à presidência. Já se for condenada, Dilma Rousseff perde o cargo em definitivo e não pode se candidatar por oito anos. Mas a pergunta que fica para quem é beneficiário do maior programa de complemento de renda do país é: o Bolsa Família vai acabar com a saída de Dilma?

Atualização

No dia 31 de agosto de 2016, o Senado Federal aprovou o impeachment. O placar final da votação ficou em 61 votos a favor e 20 contra (não houve abstenções). Com a decisão, Dilma Rousseff perdeu definitivamente o cargo de presidente.

Situação do Bolsa Família

Criado em 2003, durante o primeiro mandato do ex-presidente Lula (PT), o Bolsa Família teve tratamento especial e foi uma das prioridades do governo Dilma. Em meio à pressão da crise político-econômica estabelecida em 2015, a equipe de planejamento precisou realizar cortes e reajustes em diversas áreas.

No entanto, o programa de complemento de renda foi preservado e não sofreu baixas no orçamento de R$ 1,1 bilhão disponível para 2016. No dia 1º de maio, Dilma anunciou aumento de 9% dos benefícios do Bolsa Família. Já em junho, Michel Temer confirmou um acréscimo médio de 12,5%.

Futuro do Bolsa Família

bolsa-familia-vai-acabar

Com o avanço do pedido do processo de impeachment, governo e oposição iniciaram um duelo de declarações que envolveram diretamente o futuro do Bolsa Família. Em um pronunciamento divulgado em 15 de abril de 2016, Dilma Rousseff fez uma advertência sobre o futuro dos programas sociais brasileiros.

“Os golpistas já disseram que, se conseguirem usurpar o poder, querem revogar direitos e cortar programas sociais como Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida. Ameaçam, até, a educação pública”. Veja o depoimento completo no vídeo abaixo.

Por outro lado, o vice-presidente Michel Temer se manifestou dizendo que não tem intenção de acabar com o programa. O seu comunicado foi feito dias antes do pronunciamento oficial de Dilma.

“Sei que dizem, de vez em quando, que se outrem assumir, nós vamos acabar com o Bolsa Família, acabar com o Pronatec, com o Fies. Isto é falso, é mentiroso e é fruto desta política rasteira que tomou conta do país. Nós deveremos manter esses programas e se possível revalorizá-los e ampliá-los”. Ouça as falas do vice-presidente.

Após a divulgação do pronunciamento da presidente, Temer voltou a se manifestar sobre o Bolsa Família na rede social Twitter. Ele escreveu as seguintes palavras: “Leio hoje nos jornais as acusações de que acabarei com o Bolsa Família. Falso. Mentira rasteira. Manterei todos programas sociais”.

O que pode mudar com o governo Michel Temer?

Com a confirmação da saída de Dilma Rousseff, Michel Temer deverá colocar em prática reajustes em diversas áreas para conter a crise no país. A redução de ministérios e ajustes nos gastos públicos estão entre as prioridades do novo governo.

Alguns planos sociais podem ser revisados e sofrer alterações, como o Minha Casa, Minha Vida, o Prouni e o Fies. Sobre o Bolsa Família, fica a promessa feita pelo próprio Temer afirmando que o programa não vai acabar.

Essas foram as informações sobre o futuro do Bolsa Família. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso tenha alguma dúvida, escreva sua pergunta na seção de comentários.

* Atualizado em 31 de agosto de 2016

O Bolsa Família vai acabar com a saída de Dilma?
Gostou das informações? Deixe a sua avaliação!

12 Comments

  1. maria gorete mendes de lima 13 de maio de 2016
    • Programa da Bolsa Família 20 de maio de 2016
  2. tatiana 31 de agosto de 2016
    • Programa Bolsa da Família 30 de setembro de 2016
  3. claudia dos santos soares 1 de setembro de 2016
    • Programa Bolsa da Família 30 de setembro de 2016
  4. maria 1 de setembro de 2016
    • Programa Bolsa da Família 30 de setembro de 2016
  5. regina 1 de setembro de 2016
    • Programa Bolsa da Família 30 de setembro de 2016
  6. Angélica Ferreira barbosa 1 de setembro de 2016
  7. glicia maria dos santos 13 de setembro de 2016

Leave a Reply