Por 55 votos a 22, o Senado Federal aceitou na manhã desta quinta-feira (12) o pedido de abertura do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT). A partir de agora, Dilma ficará afastada do poder por 180 dias e o vice Michel Temer (PMDB) assume o comando do país. Neste período, o Senado vai realizar o julgamento da presidente para decidir se houve ou não houve crime de responsabilidade.
Se for considerada inocente, ela retorna à presidência. Já se for condenada, Dilma Rousseff perde o cargo em definitivo e não pode se candidatar por oito anos. Mas a pergunta que fica para quem é beneficiário do maior programa de complemento de renda do país é: o Bolsa Família vai acabar com a saída de Dilma?
Atualização
No dia 31 de agosto de 2016, o Senado Federal aprovou o impeachment. O placar final da votação ficou em 61 votos a favor e 20 contra (não houve abstenções). Com a decisão, Dilma Rousseff perdeu definitivamente o cargo de presidente.
Situação do Bolsa Família
Criado em 2003, durante o primeiro mandato do ex-presidente Lula (PT), o Bolsa Família teve tratamento especial e foi uma das prioridades do governo Dilma. Em meio à pressão da crise político-econômica estabelecida em 2015, a equipe de planejamento precisou realizar cortes e reajustes em diversas áreas.
No entanto, o programa de complemento de renda foi preservado e não sofreu baixas no orçamento de R$ 1,1 bilhão disponível para 2016. No dia 1º de maio, Dilma anunciou aumento de 9% dos benefícios do Bolsa Família. Já em junho, Michel Temer confirmou um acréscimo médio de 12,5%.
Futuro do Bolsa Família
Com o avanço do pedido do processo de impeachment, governo e oposição iniciaram um duelo de declarações que envolveram diretamente o futuro do Bolsa Família. Em um pronunciamento divulgado em 15 de abril de 2016, Dilma Rousseff fez uma advertência sobre o futuro dos programas sociais brasileiros.
“Os golpistas já disseram que, se conseguirem usurpar o poder, querem revogar direitos e cortar programas sociais como Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida. Ameaçam, até, a educação pública”. Veja o depoimento completo no vídeo abaixo.
“Sei que dizem, de vez em quando, que se outrem assumir, nós vamos acabar com o Bolsa Família, acabar com o Pronatec, com o Fies. Isto é falso, é mentiroso e é fruto desta política rasteira que tomou conta do país. Nós deveremos manter esses programas e se possível revalorizá-los e ampliá-los”. Ouça as falas do vice-presidente.
O que pode mudar com o governo Michel Temer?
Com a confirmação da saída de Dilma Rousseff, Michel Temer deverá colocar em prática reajustes em diversas áreas para conter a crise no país. A redução de ministérios e ajustes nos gastos públicos estão entre as prioridades do novo governo.
Alguns planos sociais podem ser revisados e sofrer alterações, como o Minha Casa, Minha Vida, o Prouni e o Fies. Sobre o Bolsa Família, fica a promessa feita pelo próprio Temer afirmando que o programa não vai acabar.
Essas foram as informações sobre o futuro do Bolsa Família. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso tenha alguma dúvida, escreva sua pergunta na seção de comentários.
* Atualizado em 31 de agosto de 2016
Acredito que o Programa Bolsa Família é uma ferramenta crucial para promoção da justiça social, e por isso, decidi criar este blog. Neste espaço, pretendo compartilhar informações sobre o programa, discutir seus impactos na vida das famílias beneficiárias e propor soluções para aprimorá-lo. O Programa Bolsa da Família é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com o governo federal. O objetivo da página é de informar e esclarecer as dúvidas dos leitores sobre o Bolsa Família.
ogostaria de saber se o meu beneficio vai ser desbloqueado desde outubro de 2015 que não recebo ,,já fiz todo recadastramento e ate agora nada,maria gorete mendes de lima
Olá, Maria.
Provavelmente o benefício não será liberado.
e verdade que bolsa familia vai acabar nao pode ser mim ajunda muito
Olá, Tatiana.
Não, o Bolsa Família vai continuar.
eu terei direito ao renda melhor? Eu e meu filho estamos desempregados e meu bolsa familia e de 91,00 depois do reajuste
Olá, Claudia.
O Renda Melhor é um programa do governo do Rio de Janeiro que complementa o Bolsa Família. Os pagamentos foram cortados em setembro de 2016 e não há previsão para serem retomados.
eu tenho tres filhos uma de 8 anos 3anos e um bebe de 6meses sera que corro risco de perder
Olá, Maria.
Se você manter o seu cadastro sempre atualizado e seguir as regras do programa, você não corre o risco de perder.
após o aumento que teve ainda vai ser reajustado de novo ou seja coom mais aumento?
Olá, Regina.
Não haverá outro aumento em 2016.
Mais eu não entendo tenho dois filhos um de sete anos e um de oito meses recebo 117 e tem muitas pessoas que recebi mil e quinhentos na carteira e recebi duzentos reais
E um absurdo um casal desempregado tem q da renda de onde nao tem,temos 2 filhos e vou receber agora o bolsa familia,me perdoe mais 78 reais vai me ajudar no que?Meus filhos precisam de um monte de coisa fala ai o q eu vou fazer com essa quantia?E eles falam q quem nao tem renda e morador de rua,daqui a pouco e o q vai acontecer com agente sinto muito mais e inacreditavel uma situaçao dessa!