Categoria: SISVAN Bolsa Família

Como funciona o SISVAN para o Bolsa Família

Entenda o que é o SISVAN e a importância dele para o Bolsa Família

O SISVAN é o Sistema para Vigilância Alimentar Nutricional. Esse instrumento é responsável por mapear a condição alimentar e nutricional de toda a população brasileira. Através das informações coletadas pelo SISVAN, o governo tem a possibilidade de localizar possíveis problemas de nutrição e colocar planos de ação para minimizar essas falhas.

Explicando de forma prática, ele funciona assim: um município ou uma comunidade têm uma forte característica de crianças com dificuldades de crescimento. Essa faixa da população é convocada para realizar exames que serão utilizados para ajudar a identificar a gravidade da situação. O SISVAN então gera esses dados e o governo desenvolve campanhas de saúde para reduzir esse problema.

Por que o SISVAN é importante para o Bolsa Família

SISVAN Bolsa Família

O SISVAN está diretamente ligado ao Bolsa Família. Ele é responsável por monitorar os beneficiários do programa de complemento de renda. Duas vezes ao ano o SISVAN convoca crianças, mulheres em idade fértil e gestantes com idade até 45 anos para realizar os procedimentos a seguir:

  • Avaliação do estado nutricional;
  • Acompanhamento da vacinação de crianças menores de 7 anos;
  • Assistência ao período pré-natal de mulheres gestantes.

Os beneficiários inclusos nessas características são convocados para comparecer às unidades do SUS para fazer os exames. As famílias devem cumprir todos os chamados do SISVAN, pois a ausência pode causar o bloqueio dos benefícios.

Como fazer a consulta de dados do SISVAN

Todos os dados gerados pelo SISVAN ficam disponíveis para consulta pública (você pode acessar aqui).… Clique aqui para ler o post completo