A primeira etapa para fazer a inscrição no Bolsa Família é realizar o cadastro no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais). É através desse instrumento que o governo federal analisa a condição da família e faz a aprovação do pedido. Com o CadÚnico aceito, a família pode se inscrever no Bolsa Família para começar a receber os benefícios. Veja então os documentos do Bolsa Família necessários para fazer o cadastro.

Documentos para se inscrever no Bolsa Família

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Para se inscrever no Bolsa Família, o Responsável Familiar deve levar os seguintes documentos à prefeitura do município onde a família mora:

  • CPF, RG e título de eleitor

Já para os outros membros de família, qualquer documento de identificação pode ser apresentado:

  • RG
  • CPF
  • Título de eleitor
  • Certidão de casamento
  • Certidão de nascimento
  • Carteira de trabalho
  • Carteira de vacinação (para crianças de 0 a 6 anos)
  • Declaração escolar (se a família tiver crianças e adolescentes)

Passo-a-passo para se cadastrar no Bolsa Família

Veja o que você precisa fazer para ter o cadastro aprovado no Bolsa Família:

1. Vá até a prefeitura da sua cidade;

2. Procure o gestor responsável pelo Bolsa Família;

3. Preencha o formulário do CadÚnico com informações precisas sobre emprego, casamento, divórcio, nascimento, adoção ou morte na família;

4. Aguarde a triagem feita pelo governo federal através do Ministério do Desenvolvimento Social de Combate à Fome (MDS);

5. Se o seu pedido for aprovado, você receberá uma carta no endereço informado no Cadastro Único.

Você tem alguma dúvida sobre os documentos para se cadastrar no Bolsa Família? Escreva a sua pergunta aqui embaixo na seção de comentários.