Confira as orientações e saiba o que é necessário para fazer agendamento CRAS SP para atendimento do Cadastro Único
O Cadastro Único é uma espécie de inventário no qual o governo federal relaciona todas as pessoas que recebem assistência social.
Provavelmente, o programa público mais associado ao CadÚnico seja o Bolsa Família e todos os interessados precisam se apresentar ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).
Suas unidades estão em vários lugares de São Paulo e, na capital, os cidadãos podem agendar o atendimento para CadÚnico pela Internet.
Veja aqui como realizar o agendamento.
Programas sociais relacionados ao CadÚnico
A família que faz parte do Cadastro Único do governo federal pode solicitar participação em vários programas:
- Bolsa Família – principal programa de complemento de renda do governo federal
- Tarifa Social de Energia Elétrica – com ela, as famílias vulneráveis têm kWh à disposição e sua conta de energia fica mais baixa;
- Minha Casa Minha Vida – uma iniciativa nacional na área da habitação, tem o objetivo de oferecer financiamentos de imóveis residenciais mais acessíveis;
- Aposentadoria para pessoas de baixa renda – permite que o cidadão pague contribuição previdenciária mais baixa;
- Isenção de taxa para os participantes de concursos públicos, vestibulares ou ENEM;
- Carteira do Idoso – permite que os cidadãos com idade mínima de 60 anos tenham descontos e, viagens interestaduais ou viagem de graça.
Como funciona o CRAS
O CRAS é um serviço público que a população usa para dar entrada em programas sociais e para receber auxílio em várias esferas, inclusive psicológica.
Ele está no país inteiro e um dos públicos que ele acolhe é o composto pelas mulheres agredidas, além de haver orientação sobre trabalho infantil, auxílio em caso de deficiências, de desastres naturais e muito mais.
A vulnerabilidade das famílias também é acompanhada pelo CRAS, que as cadastra para que seja possível receber o Bolsa Família.
Além desse primeiro cadastro, é no Centro de Referência de Assistência Social que as pessoas se reapresentam a cada dois anos para continuar recebendo o auxílio.
Agendamento do CRAS SP para Cadastro Único
A prefeitura de São Paulo está viabilizando, desde 2017, o agendamento virtual das pessoas que precisam de serviços do CRAS.
A expectativa da administração municipal é que todas as unidades logo estejam com o sistema para agendamento virtual, que é muito simples:
- O cidadão acessa o Agendamento Eletrônico de Atendimento clicando aqui;
- Clica em “Agendar atendimento”, na parte superior da página;
- Colocam-se as informações do responsável pela família, ou seja, da pessoa que vai fazer a solicitação do Bolsa Família;
- Escolhe-se o posto do CRAS e o dia de atendimento;
- Imprime-se o protocolo
Destaca-se que a pessoa que procura o CRAS SP para entrar no Cadastro Único não precisa ser a mantenedora.
Há muitos casos nos quais a família é mantida pela mãe e é um irmão mais velho (maior de idade) que procura pelo CRAS paulistano para cadastrar-se. Isso é possível desde que se comprove a relação de dependência com o mantenedor.
Alguns podem acreditar ser incoerente pedir que os cidadãos em situação vulnerável façam um agendamento virtual e ainda imprimam um protocolo.
No entanto, essas pessoas podem fazer tudo isso de maneira gratuita em um dos pontos de acesso que a prefeitura de São Paulo distribui.
Para saber onde acessar a Internet de graça, é só buscar uma biblioteca pública e se informar.
Documentos para atendimento de Cadastro Único no CRAS SP
A documentação exigida pelo Centro de Referência de Assistência Social muda de acordo com o tipo de assistência necessária.
Para ser incorporado ao Cadastro Único, o cidadão precisa apresentar os seguintes documentos de todas as pessoas da família:
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Documento de identidade oficial com foto;
- Título de eleitor;
- CPF;
- Carteira de trabalho
O responsável pela família, ou seja, quem faz o cadastro no CadÚnico, também terá de levar seus documentos.
Deve-se observar que os quilombolas e os indígenas também podem se cadastrar no CRAS SP; o responsável por uma família indígena, no entanto, precisará ter um documento chamado de RANI.
O CRAS SP não exige o comprovante de endereço e nem a declaração de matrícula dos menores de idade.
Porém, é indicado que o solicitante do CadÚnico providencie essas duas coisas e que as apresente junto aos demais documentos.
Deve-se levar ainda o protocolo de agendamento eletrônico e que ele precisa ser impresso.
Como funciona o agendamento do CRAS SP para Cadastro Único em outras cidades
O agendamento eletrônico mencionado acima é disponibilizado pela prefeitura paulistana; para os moradores de outros municípios se inscreverem no CadÚnico, deve-se comparecer diretamente no CRAS.
A documentação necessária é a mesma, menos o comprovante de agendamento eletrônico.
O site do Governo do Estado de São Paulo mostra todos os endereços do centro de referência aqui; clicando no hiperlink azul, surgirá um documento PDF com todas as unidades, seus telefones e endereços.
No Estado todo, encontram-se 1.151 postos de atendimento onde se solicita o Cadastro Único.
Acredito que o Programa Bolsa Família é uma ferramenta crucial para promoção da justiça social, e por isso, decidi criar este blog. Neste espaço, pretendo compartilhar informações sobre o programa, discutir seus impactos na vida das famílias beneficiárias e propor soluções para aprimorá-lo. O Programa Bolsa da Família é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com o governo federal. O objetivo da página é de informar e esclarecer as dúvidas dos leitores sobre o Bolsa Família.