Como funciona o Programa Progredir

Para que a população mais vulnerável tenha condições de reescrever a sua história, não é suficiente apenas depositar dinheiro mensalmente.


É necessário que o governo ofereça meios de essas pessoas evoluírem como cidadãos e poderem ser ativos economicamente.

Foi pensando nisso que o Ministério do Desenvolvimento Social trouxe à existência o Programa Progredir.

Por meio dele, os assistidos pelo Bolsa Família têm várias oportunidades de se qualificar, de começar no mercado de trabalho e de empreender.

Conheça aqui como funciona o Programa Progredir.

Como funciona o Programa Progredir


Programa Progedir benefícios

Programa Progredir cursos

O Programa Progredir tem três vertentes que podem ser escolhidas pelos beneficiários do Bolsa Família e a primeira delas é a de qualificação.

Com ela, as pessoas em situação de pobreza ou extrema pobreza que estão no Cadastro Único para Programas Sociais terão a chance de fazer cursos gratuitos, como de Empreendedorismo e Educação Financeira.

Programa Progredir emprego

A segunda forma de o Programa Progredir ajudar a população é fornecendo um banco de vagas gratuito que pode ser consultado ilimitadamente.

A pessoa que está cadastrada no CadÚnico poderá até mesmo ser contatada por alguma empresa sem mandar o seu currículo: é só ele estar cadastrado no sistema para que os gestores de RH possam vê-lo e, se quiserem, entrem em contato.

Programa Progredir empréstimo

Contudo, um dos serviços mais particulares do Programa Progredir é a sua assessoria para os beneficiários que querem ser empreendedores.

De fato, criar um negócio é uma saída muito boa para que as pessoas tenham melhores condições financeiras e é preciso que elas sejam auxiliadas com crédito e também com orientação.

A ajuda do Programa Progredir com relação aos empreendedores é bem extensa e há até direcionamentos para quem deseja se formalizar e ter direito a todos os benefícios previdenciários e trabalhistas.

Dessa forma, o MDS orienta esses assistidos sobre o procedimento para que eles se registrem como Microempreendedores Individuais ou MEI.

Vale dizer: o Ministério do Desenvolvimento Social não se restringe a dar explicações sobre como empreender, mas também disponibiliza empréstimos para que o beneficiário do Bolsa Família comece o seu negócio ou estruture melhor o empreendimento que já tem e não está trazendo tanto resultado.


Programa Progredir cadastro

O cadastro no Programa Progredir não precisa ser feito no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS): dá para efetuá-lo no site do MDS.

É assim:

  • Clique aqui;
  • Selecione o botão “Cadastro”, em azul;
  • Escolha o Estado e coloque o seu CPF;
  • Clique em “Prosseguir” e siga o que o MDS orientar

Caso se queira pedir explicações a mais sobre o Programa Progredir, é indicado ligar para o CRAS da cidade ou mesmo ir até ele.

Contudo, o site do Ministério do Desenvolvimento Social é bem completo no que diz respeito às informações.


Programa Progredir Bolsa Família

É recomendado ficar atento ao perfil de quem pode receber o Bolsa Família e, consequentemente, usar o Programa Progredir.

Essa ajuda social só é liberada para as pessoas que têm renda per capita máxima de R$ 178,00 e isso em todos os lugares do Brasil.

Além da parte financeira, é indicado ter atenção à carteira de vacinação dos menores de idade e à sua frequência escolar porque esses são pontos avaliados pelo governo federal antes de conceder o Bolsa Família.

Cabe salientar que a pessoa que não tem filhos ou não mora com criança, mas tem renda de até R$ 178,00 per capita também tem direito a essa assistência social.

Bolsa Família documentos

Para o pedido do Bolsa Família, é obrigatório ter os seguintes documentos:

  • Comprovante de residência atualizado;
  • Certidão de casamento ou nascimento;
  • CPF;
  • Comprovante de renda atualizado;
  • Título de eleitor;
  • Documento oficial de identidade com foto;
  • Caso haja menores de idade: comprovante de matrícula escolar

Preferencialmente, deve-se separar também a carteira de vacinação.

Será preciso ir fazer a solicitação do Bolsa Família no CRAS mais próximo, com toda a documentação; caso não exista um CRAS disponível, indica-se procurar a Prefeitura.

O pedido de benefício pode demorar três meses para ser avaliado pelo MDS e é apenas depois do seu deferimento que se pode fazer o cadastro no Programa Progredir.

Programa Progredir Bolsa Família


Programa Progredir prioridades

O Brasil todo tem pessoas em situação de pobreza ou de extrema pobreza que necessitam de assistência, mas existem áreas ainda mais vulneráveis e elas têm prioridade com relação ao Programa Progredir.

Para consultar as áreas em questão:

  • Acesse a página de territórios prioritários aqui;
  • Escolha o Estado;
  • Visualize a lista para confirmar se a cidade é um território prioritário ou não

As pessoas que não se encontram nos territórios prioritários também têm direito ao Programa Progredir; porém, se solicitam o crédito para empreender, por exemplo, elas podem ter de aguardar que primeiro as solicitações das áreas prioritárias sejam atendidas.

Com relação ao cadastro em cursos ou de currículos, a região não costuma fazer diferença.

Deixe um comentário