Quem tem direito a participar do Programa Progredir

O Programa Progredir foi criado pelo Governo Federal com o objetivo de gerar empregos e uma renda consistente para pessoas que estão inscritas no Cadastro Único do governo federal. Além disso, ele também visa auxiliar os beneficiários do Bolsa Família.


Em paralelo às ofertas de trabalho, o programa oferece cursos de profissionalização e capacitação para quem deseja buscar mais oportunidades no mercado. Desse modo, o participante passará a se enquadrar em categorias que exigem uma maior especialização.

Existem empresas que estão atuando em parceria com o programa Progredir para dar oportunidades de emprego aos cadastrados dos benefícios já citados. Há ainda, uma série de bancos que podem dar informações aos inscritos sobre como gerenciar a renda de forma saudável.


Quais são os objetivos do Programa Progredir

O Programa Progredir é pensado com base em três pilares. O primeiro deles é a captação de mão de obra. Para isso, os inscritos podem cadastrar currículos, procurar por vagas de emprego adequadas e conhecer mais oportunidades.

O segundo pilar diz respeito à capacitação. Para isso, o programa oferece os cursos profissionalizantes, a educação para gerir as finanças pessoais e o acesso a ferramentas online, entendido como um método de inclusão digital.

Por fim, o terceiro pilar é o do empreendedorismo. Ele é voltado a quem tem um pequeno negócio e precisa de créditos financeiros. Os atendidos são de empresas familiares de médio porte, no máximo.


Quais são os benefícios oferecidos pelo Progredir

Os benefícios são incontáveis para quem decide entrar no Programa Progredir. Quem se cadastra ganha o benefício de ter uma especialização profissional através do Pronatec.

Você ainda pode estar em contato mais direto com o mercado de trabalho, algo que é dificultoso nos dias de hoje. Um currículo de qualidade, como é orientado pelo programa, também é um benefício disponível para quem precisa.

Há também a aprendizagem em relação a gestões de finanças pessoais e ações para impulsionar pequenas empresas, que precisam de créditos adicionais. Tudo isso é garantido pelos bancos parceiros do programa.

Por fim, você pode ter acesso a programas de assistência técnica e de inclusão, caso você seja um trabalhador autônomo. O Programa Progredir entende que essa categoria pode precisar de um pouco mais de incentivos, dado o mercado de trabalho atual.

Há, ainda, a possibilidade de ganhar o prêmio Progredir, um reconhecimento de iniciativas de municípios pelos membros do Cadastro Único que foram usadas para inclusão social.


Quem tem direito a participar do Programa Progredir

Programa Progredir

Existem algumas restrições quanto ao público desse programa, mas elas servem para alinhar os objetivos com o perfil da população desejada pelo governo. Por isso, fique atento se você se inclui entre os beneficiados.

Para ter direito a participar, você deve mostrar que é membro do Cadastro Único, e que está com o cadastro ativo neste sistema. Se a sua família recebe os recursos do Bolsa Família, também é possível participar do Programa Progredir.

Caso você faça parte de outros programas sociais, o governo entende que você pode precisar de incentivos extras para conseguir realizar uma boa entrada no mercado de trabalho. Portanto, pessoas nessas condições também se enquadram nas regras do Progredir.


Como se cadastrar no Programa Progredir

Fazer o cadastro no Programa Progredir é simples. Se você estiver dentro das regras que citamos acima, é preciso realizar os procedimentos a seguir:

1. Acesse o site do Progredir por este endereço;

2. Informe o seu CPF e o estado onde você mora, selecione a caixa onde está escrito “Não sou um robô” e clique no botão ‘Prosseguir’. O sistema vai verificar automaticamente se o seu CPF está registrado no Cadastro Único;

3. Na tela seguinte, você deve preencher os dados necessários (nome, CPF, e-mail, confirmação do e-mail, nome da mãe, nome do pai, senha e confirmação da senha). Ao finalizar, clique em ‘Cadastrar’;

4. Você receberá um link no e-mail para ativar o seu cadastro. Clique em “Ativar o meu cadastro” para completar a ativação;

Realizando esses procedimentos, você estará cadastrado (a) no Programa Progredir.


Como utilizar o sistema do Programa Progredir

Com o cadastro confirmado, você pode acessar o portal do programa para conferir as ferramentas disponíveis. Entenda como funciona:

1. Entre no site do programa por este endereço;

2. Clique novamente no botão azul ‘Cadastre-se’;

3. Digite o seu CPF, informe o seu estado, selecione a caixa “Não sou um robô” e clique em ‘Prosseguir’;

4. Em seguida, digite seu e-mail e sua senha. Ao finalizar, clique em ‘Efetuar login’;


Como funciona o portal do Programa Progredir

Após realizar esses passos, você terá acesso ao sistema do programa. Você deverá preencher todos os seus dados pessoais, sua escolaridade, os cursos que você fez e também as suas experiências profissionais. Essas informações são importantes para encontrar uma oportunidade de trabalho.

Também é por este sistema que você poderá encontrar cursos disponíveis, procurar apoio para o seu empreendimento e também montar o seu currículo profissional.


Como fazer matrícula para cursos do Programa Progredir

1. Para conseguir visualizar os cursos oferecidos pelo Pronatec, clique na opção ‘Qualificação’ exibida no menu à esquerda da tela;

2. Em seguida, clique em ‘Pronatec Oferta Voluntária’;

3. Na próxima tela você poderá visualizar cursos de diversas áreas;

4. Se você gostou de algum curso, será preciso preencher um formulário. Preencha as informações solicitadas e clique em ‘Continuar’;

5. Confira se o curso escolhido está correto. Se estiver, clique em ‘Concluir pré-matrícula’;

6. Após finalizar, você verá a mensagem “Pré-matrícula efetuada com sucesso”. Você receberá um e-mail de confirmação;

7. Depois disso, você deve aguardar a validação da matrícula pela instituição que vai realizar o curso. Assim que for validada, o Ministério da Educação vai mandar um e-mail para você com a carta de encaminhamento. Esta carta informa o período para você fazer a matrícula.

Vale lembrar que as inscrições para cursos do Pronatec no Programa Progredir são limitadas. Faça o seu cadastro o quanto antes.

Você acabou de conferir informações sobre o Programa Progredir do governo federal. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos. E se você ficou com alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *