O governo federal lançou em outubro de 2016 o programa Criança Feliz. O novo plano tem como principal objetivo oferecer assistência a crianças de até três anos de idade que fazem parte das famílias beneficiárias do Bolsa Família.
A meta do governo é prestar auxílio total para os brasileirinhos que se encontram nos primeiros 1.000 dias de vida, a chamada “primeira infância”. De acordo com Osmar Terra, ministro do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), esta etapa da vida é fundamental por definir o desenvolvimento cognitivo das crianças.
Isso quer dizer que, se não tiverem um acompanhamento adequado, os pequenos podem crescer com dificuldades de atenção, linguagem, memória e percepção, além de apresentar falhas para executar as tarefas do dia-a-dia.
Os reflexos deste problema podem ser levados por toda a vida, comprometendo o convívio social e a processo de alfabetização. O Criança Feliz chega com a proposta de ajudar as crianças a ter um desenvolvimento adequado.
“Vamos focar o desenvolvimento das habilidades e competências nos primeiros anos de vida para que essas crianças tenham um futuro melhor e ajudem suas famílias a sair da pobreza”, afirma Osmar Terra.
Como funciona o atendimento do Criança Feliz
O atendimento do Criança Feliz será feito semanalmente nas residências das famílias cadastradas no Bolsa Família. Ao todo, 80 mil especialistas serão designados para fornecer acompanhamento médico, psicológico e pedagógico.
Segundo a programação apresentada pelo governo, cada visitador ficará responsável por atender até seis lares por dia, o que daria 30 residências por semana.
As gestantes também serão beneficiadas por essas visitas, pois elas acabarão sendo acompanhadas por esses profissionais, a fim de analisar o progresso da gestação.
Quando começam as visitas do Criança Feliz
As atividades do programa começam já em 2016. No entanto, neste ano será possível auxiliar somente 5% das famílias. Em 2017, as visitas serão ampliadas gradualmente. Para 2018, o governo espera orientar todas as 13,094 milhões de famílias inscritas no Bolsa Família.
Quem tem direito ao Criança Feliz
O Criança Feliz será destinado a todas as famílias cadastradas no Bolsa Família que tenham pelo menos uma criança de até três anos de idade entre seus membros.
Como se trata de um programa complementar, não será preciso fazer cadastro para participar. O próprio sistema do Cadastro Único identifica os lares que possuem crianças na primeira infância e indica as residências que receberão os visitadores.
O Criança Feliz terá benefícios financeiros?
O objetivo do Criança Feliz é oferecer um atendimento especializado a famílias com crianças pequenas, a fim de ajudar no seu desenvolvimento e bem-estar, além de proporcionar um futuro mais justo e promissor. Os benefícios financeiros continuarão sendo oferecidos pelo Bolsa Família.
Como fazer o cadastro no CadÚnico
Assim como no Brasil Carinhoso, os dados utilizados para o Criança Feliz serão os mesmos informados no momento em que você faz o CadÚnico para se inscrever no Bolsa Família. Se você ainda não possui o cadastro, veja o que precisa ser feito:
1. O responsável familiar (de preferência mulher) deve ir ao local de atendimento do Bolsa Família na cidade. Ela deve ter pelo menos 16 anos, morar na mesma casa e fazer parte da família que será cadastrada.
2. É preciso apresentar pelo menos um dos documentos de todos os membros da família:
- Certidão de Nascimento
- Carteira de Identidade (RG)
- CPF
- Certidão de Casamento
- Carteira de Trabalho
- Título de Eleitor
- Certidão Administrativa de Nascimento Indígena-RANI (apenas para famílias indígenas)
O comprovante de endereço não é obrigatório, mas leve se você se puder. Ele ajuda no momento de preencher as informações no sistema.
Vale lembrar que você deve manter os dados do CadÚnico sempre atualizados, caso contrário, os benefícios podem ser bloqueados. Qualquer alteração na composição da família deve ser comunicada, tais como:
- Nascimento
- Óbito
- Casamento
- Divórcio
- Mudança de casa
- Mudança de trabalho
- Quando alguém deixa de morar na residência.
Você acabou de conferir as informações sobre o programa Criança Feliz. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso você tenha alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.
Acredito que o Programa Bolsa Família é uma ferramenta crucial para promoção da justiça social, e por isso, decidi criar este blog. Neste espaço, pretendo compartilhar informações sobre o programa, discutir seus impactos na vida das famílias beneficiárias e propor soluções para aprimorá-lo. O Programa Bolsa da Família é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com o governo federal. O objetivo da página é de informar e esclarecer as dúvidas dos leitores sobre o Bolsa Família.
Sou pedagoga e considerando bastante pertinente e oportuno o Programa Criança Feliz, gostaria muito de me engajar nessa causa em prol do desenvolvimento cognitivo, emocional e social de milhares crianças carentes de toda sorte de apoio e orientação moral e educacional tanto no plano familiar quanto escolar.
Como fazer parte? Como se procederá a admissão de “visitadores” nesse Programa? Ficará a cargo dos gestores municipais? Concurso ou apresentação e currículo?
Moro em Senhor do Bonfim no estado da Bahia
Olá, Ana Lucia.
As questões relacionadas ao ingresso do Criança Feliz ficam a cargo do governo federal. Infelizmente não temos essas informações para poder ajudá-la.
Como faço para se cadastra. Minha filha
Olá Lia,
O Criança Feliz será destinado a todas as famílias cadastradas no Bolsa Família que tenham pelo menos uma criança de até três anos de idade entre seus membros.
Como se trata de um programa complementar, não será preciso fazer cadastro para participar. O próprio sistema do Cadastro Único identifica os lares que possuem crianças na primeira infância e indica as residências que receberão os visitadores.
Sou pedagoga moro em Mossoró RN, como faço para me torna um visitador do programa na minha cidade? Obrigada! Meu nome é Luciana Dantas Braga!
Olá Luciana, tudo bem?
Entre em contato com o MDS pelo número 08007072003 para obter maiores informações.
COMO SERÁ A PARTICIPAÇÃO DAS PREFEITURAS NESSE PROGRAMA. COMO COMEÇAR.
Carlos, a participação das prefeituras será determinada pelas regras do governo federal.
bom dia, quero saber se haverá acompanhamento de assistente sociais neste programa.
Lucimara, a proposta do governo conta com o acompanhamento de assistentes sociais.
Como posso fazer parte do programa criança feliz por que eu tenho um filho especial ele tem hidrocefalia e é neuropatia,
qual é o valor pago para estes profissionais, que irar trabalhar com estas crianças além de psicologo, professor e medico terá outros profissionais, quem vai coordenar esta equipe.
José, essas informações podem ser transmitidas somente pelo governo federal.
gostaria de saber como devo fazer para me inscrever no programa criança feliz
Eulina, não há cadastro para o Criança Feliz. Ele começa a ser pago automaticamente se o perfil da família atender os requisitos necessários.
costaria de saber se o programa criança feliz aumenta o valor do bolsa familia
Sou agente comunitário de saúde na cidade do Rio de Janeiro, a 5 anos; e acompanho as gestantes, crianças menores de 6 anos, idosos e doentes crônicos todos os meses da minha micro área de responsabilidade.
Gostaria de saber se os ACS continuarão a fazer parte no acompanhamento das famílias cadastradas no bolsa família e no programa criança feliz?
Os municípios que não foram beneficiados por esse programa como fica?
Sou pedagoga e irei fzer parte do programa. E gostatia de saber quais atividades pedagógicas posso trabalhar com essas crianças e como fazer esse plano der visita.
Bom dia
gostaria de saber quais profissionais podem coordenar o programa
Olá eu queria saber se esse projeto criança feliz recebe algum valor por criança no bolsa família?
Se uma pessoa recebe um salario minimo e são com dois depedentes…Pode receber o bolsa familia?Ouvi dizer que o Brasil carinhoso era pra crianças até 15 anos.verdade?
Ganhar dinheiro a família da criança
Eu tenho 4 filhos um de 2 ano como faço pra mim esquece no crianças feliz
A criança que está no programa tem direito algum dinheiro sem ser a bolsa famílias,pq meu bolsa família foi cortado e ela está no programa crianças feliz?
sou visitadora e preciso tirar uma duvida quanta vezes no mês temos que visitar as gravidas
Boa noite esse programa criança feliz vc sabe mim informações se tem alguma coisa com o bolsa família se corta o bolsa família
Esse programa é obrigatório?
Eu nunca recebi, porém tenho o cadastro único recebo o bolsa família
boa tarde. no nosso prontuario SUAS mudamos o CPF do coordenador, desde entao mudou o jeito de mexer no sistema, nao estamos mais conseguindo incluir no programa crianca feliz mais nenhuma crianca, preciso de ajuda.
Esse programa criança feliz vc sabe mim informar se tem alguma coisa com o bolsa família se corta o bolsa família ou diminuir ????
Gostaria de saber se crianças acima de 6 anos sendo portadora de alguma necessidade especial tem direito as visitas do programa criança feliz?
Oi me chamo Rafaela sou gestante estou no momento com 38 semanas
Faço parte do bolsa família da minha mãe através dela recebo. O bolsa gestante. No valor de 41 eu tenho direito ao criança feliz tbm ….
qual e a importancia do programa crianca feliz
Booa tarde gostaria de saber pq no ano passado eu tirei o dinheiro do programa crianças feliz já agora não tô ms tirando na só eu que no tô pq as outras pessoas estão tirando?