A Polícia Federal prendeu dois homens em flagrante na manhã desta terça-feira (28), em Rio Grande (RS), por fraudar saques do programa Bolsa Família e por praticar estelionato.
Os policiais obtiveram conhecimento da prática ilícita ao receber uma denúncia de que um dos envolvidos realizava diversas retiradas de dinheiro em uma casa lotérica utilizando o cartão do Bolsa Família. Ao interrogar o detido, a PF descobriu uma operação com clientes de um minimercado localizado na Estrada Roberto Socoowski.
A atividade funcionava assim: os consumidores compravam os produtos sem pagar e, em troca, cediam cartões do Bolsa Família, de banco e de alimentação ao proprietário do estabelecimento. Depois, o dono sacava os valores nas datas de recebimento. A PF apurou que ele fazia aproximadamente 20 saques por mês, totalizando R$ 50 mil em movimentações.
No minimercado, a polícia apreendeu R$ 2.775,00, diversos comprovantes de transações financeiras e inúmeros cartões assistenciais em nomes de terceiros. Todos continham a senha no verso.
Os presos foram levados ao Presídio Estadual do Rio Grande (PERG), onde ficarão à disposição da Justiça. A polícia vai convocar os beneficiados do Bolsa Família para prestar esclarecimentos. Eles podem perder o direito de receber o benefício, pois os cartões são pessoais e não podem ser transferidos a terceiros.
Acredito que o Programa Bolsa Família é uma ferramenta crucial para promoção da justiça social, e por isso, decidi criar este blog. Neste espaço, pretendo compartilhar informações sobre o programa, discutir seus impactos na vida das famílias beneficiárias e propor soluções para aprimorá-lo. O Programa Bolsa da Família é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com o governo federal. O objetivo da página é de informar e esclarecer as dúvidas dos leitores sobre o Bolsa Família.